Categorias
blog

Presenteie harmonia para sua mãe

Você já pensou em presentear aquela pessoa que precisa de harmonia e ter cada vez mais alegria em seu coração?

Bom, eu separei algumas sugestões de presentes para este Dia das Mães. Elas merecem um presente cheio de bons propósitos e boas intenções, coisas que estão presentes nas mandalas.

Mandala dos Chakras
Mandala da paz, saúde, prosperidade e espiritualidade
Mandala do equilíbrio, amor prosperidade e bons fluidos
Mandala do amor, comunicação e espiritualidade

Na minha loja, tenho ainda outras opções de presente repletas de energias positivas, além das mandalas em diversos tamanhos e materiais. Entregamos em todo o Brasil.

Categorias
blog

Ovelha holística

Eu  adoro ser a ovelha holistica da família

Ditado popular

Este pensamento retrata todo o universo da construção de minha arte.

Todo o meu trabalho teve início a mais ou menos 25 anos, quando aprendi e descobri a importância da meditação.

Tudo isso tem uma importância muito grande, pois me conectou com minha essência e minha força, mostrando meu lugar neste universo.

O trabalho que desenvolvo com as mandalas intuitivas e as pessoais são portais que nos levam diretamente para o melhor que existe em nós.

As mandalas tem mostrado as infinitas possibilidades dentro deste processo, trazendo leveza, alegrias e proteção.

Categorias
blog

A proteção por meio da Mão de Fátima ou Mão de Hamsá

A Mão de Fátima ou Mão de Hamsá, como grande parte dos símbolos exotéricos, tem origem mística. Registros arqueológicos mostram sua utilização pelos fenícios bem antes do Islamismo e Judaísmo.

O símbolo é fortemente ligado a Tanit, deusa protetora de Cartago, cidade fundada em 800 a.C., na África, e que tinha a Hamsá como amuleto de proteção.

Outros povos foram adotando e adaptando para suas realidades, como os Islâmicos, que denominaram a Hamsá de Mão de Fátima, em homenagem uma das filhas do profeta Maomé.

Fátima nasceu em Meca e foi a única filha a dar herdeiros ao seu pai, além de ter cuidado dele até a morte. Para os seguidores do Islamismo ela é uma mulher santificada e considerada “senhora das mulheres do Paraíso”. Por esse motivo as mulheres muçulmanas costumam usar o talismã de Mão de Fátima. Os Judeus a chamaram de Mão de Miriam, em homenagem a irmã de Moisés. No cristianismo a Hamsá é conhecida como Mano Pantea, ou mão da Benção.

Embora cada Mão de Fátima seja única, no entanto, todas se assemelham em alguns aspectos. Além do formato, elas têm em comum o preenchimento com desenhos que lembram aqueles feitos nos corpos dos noivos árabes.

É comum também que seja representada no centro da palma da mão um olho grego, que pode ser em forma de desenho ou com a utilização de uma pedra azul. Mas existem variações para isso. Alguns desenhos e transcrições que podem substituir o olho tradicional são: Pombo; Estrela de Davi e o Peixe. 

Destaque importante sobre a Mão de Fátima é que sua serventia muda dependendo da forma como é representada. Se os dedos estão juntos, ela tem a finalidade de atrair boa sorte, mas se, por outro lado, os dedos estão separados, o talismã tem a função de afastar energias negativas.

Entre outras várias formas de como utilizar a Mão de Fátima, aqui indicamos como peça decorativa, também para proteger a sua casa e seus integrantes de mau-olhado e pensamentos negativos vindos de outras pessoas.


Onde comprar?

Na minha loja online você pode comprar a Mão de Fátima na cor rosa e na cor azul.

Frete grátis para a cidade de Tubarão (SC).

Categorias
blog

Artista, Arte, Criatividade, Dom

Arte, Artistas, criatividade e dom. E há artista sem dom? Embora seja sim, verdade, uma dose de talento é importante, em pelo menos dois pontos significativos:

  • Todos nascem com níveis diferentes de dom natural
  • É possível, sim, desenvolver, aprimorar aquele dom que já se tem.

A arte, e o artista, consequentemente, são como uma antena, que com sua sensibilidade captam as vibrações do universo e muitas vezes adiantam o que está por vir. A arte nos torna mais humanos. Ela nos faz ver o invisível, sentir o que não é tangível.

Fazer arte é expressar o que há de mais individual, através do que é belo. E isso todos nós, que temos vontade, podemos fazer.

O dom, é claro, ajuda. Não há nenhum grande artista sem dom verdadeiro, basta você ser você mesmo. Mas até mesmo as pessoas que têm dom natural, precisam de dedicação e tempo para o aprimoramento, para que sua capacidade de criação esteja desenvolvida e com muita agilidade, chegando no objetivo que é produzir sua ideia através de suas técnicas em sua arte.

Muitos de nós também não temos a pretensão de ser um grande artista, apenas queremos mostrar nosso sentimento, nossas emoções e nossa vida através de uma forma artística, para transmitir o que é belo e sensível, com muito sentimento, para fazermos parte de uma realidade maior.

Fazer arte é uma maneira de existir, é uma forma de autenticidade.

Para vivermos com dignidade e harmonia, precisamos ter um motivo que nos faça parte do real. O artista, que muitas vezes é uma pessoa que vive nas nuvens, encontra na arte sua maneira de ser do mundo sem ser mundano.

“Fazer poesia é minha maneira de estar sozinho.” Mas é verdade, também, que a maneira de estar sozinho de Fernando Pessoa foi a maneira por ele encontrada para estar no meio de todos.

O poeta Fernando Pessoa, através de seu heterônimo Alberto Caeiro, em um de seus poemas

Vamos então derrubar mitos e desenvolver nossa veia artística. Para você, o que é ser artista? Você é um artista visual ou artista com visão?

A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência.

Lilian Guedes

Categorias
blog

O recado de uma artista em tempos de Covid-19

Lilian Zanin Guedes é gaúcha, mas mora em Tubarão, sul de Santa Catarina. É artista plástica, ceramista, mandaleira e produtora cultural. Antes mesmo de cair nas teias das telas e das mandalas, produzia desenhos e a inquietude inerente fez naturalmente a transição para as cores, marca forte nos trabalhos. Tudo é um canal de energia e interação. 

Lilian, que hoje se dedica a produção artística de coração e mente, atuou por vários anos na área cultural de órgãos públicos, com na prefeitura de Tubarão, no governo do Estado de SC e como secretária de Turismo de Gravatal. Integrou também o Conselho de Cultura do Estado de Santa Catarina e representou a região na Conferência Nacional de Cultura. Trabalhou a elaboração da proposta de integração regional da cultura com envolvimento de 18 municípios. 

Lilian também foi a responsável pela criação do Coletivo CirculAÇÃO, reunindo artesãos, artistas plásticos e músicos, responsável pela realização da feira Multicultural que acontece em Tubarão. Também integra o núcleo de Economia Solidária da região sul de Santa Catarina.
Lilian produz telas abstratas e tem nas mandalas uma grande fonte de inspiração e produção, além de luminárias e peças esculturais em argila. Praticante de meditação e yoga, Lilian analisa que tudo precisa de uma conexão interna e externa tanto para se produzir como nos relacionamentos pessoais e com as demais pessoas. 

Neste momento delicado que o mundo passa em decorrência da Covid-19, é preciso que todos aprendamos a ser menos individualistas e passamos a ser mais coletivos, mas solidários, não só agora, mas depois que as portas se abrirem e pudermos novamente nos abraçarmos de uma maneira mais fraternal.